segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Carrapatos

Olá, sou a Suellen, que irá postar nessa coluna falando um pouco sobre a saúde dos nossos bichinhos, começando por uma base sobre os tais nojentos carrapatos!
Esses Artropodes estão por toda parte, seja no campo ou na cidade, onde tiver pessoas e animais para se alojarem e se alimentarem de sangue.
Alguns deles podem ser microscópicos, mas após se alimentarem atingem um formato convexo ou até esférico. Quando o animal se aproxima de um carrapato, este pula nos pelos e anda até a região favorita, que costuma ser nas orelhas, entre os dedos, nunca, pescoço e região próxima aos olhos, devido ao maior fluxo sanguíneo e camada epidérmica mais fina. A presença de carrapatos não tem nada a ver com a higiene do animal. Acredite, não existe um cão no Brasil que esteja livre desses seres cujo sucesso evolutivo se dá na facilidade de passarem despercebidos.
Apesar de o carrapato possuir uma saliva com substâncias anestésicas que fazem o animal não sentir dor durante a picada, um carrapato pode causar muito danos ao animal, como por exemplo, ação tóxica, já que a saliva do carrapato possui também enzimas e neurotoxinas que podem causar paralisia; Debilidade e anemia, quando consomem grande quantidade de sangue; Lesões na pele causada pela ação da mordida e transmição de várias doenças.

Como retirar um carrapato de um animal?

Não recomenda-se arrancá-lo, puxando-o, pois o carrapato após instalado segura muito firme a pele do cão, e normalmente com arrancadas, acontece de sair apenas uma parte do carrapato e a outra metade continuar na pele, provocando infecções.
O melhor é aplicar na pele do animal ao redor do carrapato, gotas de parafina ou vaselina e esfregar até que a pele amacie e daí então puxa-lo suavemente e em seguida coloca-lo em um pouco de alcool para que os ovos não escapem e ele morra.
Existem também pinças para remoção de carrapatos, que são encontradas em lojas especializadas.
Os produtos mais vendidos usados contra esses Artropodes são Frontline e Scalibor. Mas existem diversos outros.



"Não podemos aceitar aqueles que maltratam os animais. Devemos continuar acreditando que as pessoas podem evoluir e que chegará um dia em que elas conseguirão respeitar os animais. Feliz aquele que já aprendeu a respeitar o próximo e os animais."

2 comentários:

  1. Que tal publicar aqui algumas fotos dos animais que estão disponíveis para serem doados na Spam? Ajudaria a divulgação e o trabalho da entidade. Também seria interessante publicar fotos de animais que foram abandonados e eles depois de adotados, em boas condições de vida. Acho que movimentaria mais o blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir

 

Duas Mãos, Quatro Patas. © 2008. Template Design By: Lucas Oliveira